RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Thu, 29 Oct 2020 14:11:57 -0300 Thu, 29 Oct 2020 14:11:57 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://mail.pmirs.org.br/rss Workshop explorou os caminhos da Inteligência emocional Mon, 19 Oct 2020 17:48:54 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/535/?workshop-explorou-os-caminhos-da-inteligencia-emocional.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/535/?workshop-explorou-os-caminhos-da-inteligencia-emocional.html A inteligência emocional é uma das ferramentas que permite administrar emoções, ter uma percepção maior sobre as emoções de outras pessoas, melhorar nossa capacidade de comunicação e relação interpessoal. E um caminho para dominá-la – que resulta em um processo de autoconhecimento – é explorar a condição de sentir-se vulnerável: lidar com a incerteza, riscos e a exposição emocional.

O workshop “Se Joga e vai” aconteceu na noite de 14 de outubro, e foi organizado pelos voluntários dos Branches Norte e Serra Gaúcha do PMIRS. Foi conduzido pelas psicólogas especialistas em Gestão de Pessoas Carine Hackenhaar e Francielle De Cezaro, da Gestora Desenvolvimento Humano e Empresarial, e aplicado a partir de um game desenvolvido pela empresa.

O workshop propôs uma autoanálise, a partir da qual os participantes puderam refletir como estão consigo mesmos e que desafios têm pela frente para buscar o autoconhecimento e melhorar a forma como tratam de suas vulnerabilidades.

 Confira alguns depoimentos sobre a experiência em participar do workshop:

  “Eu achei que foi tão bom e o tema tão interessante que parece que o tempo passou rápido demais”.
Tamires Martines

“O workshop Se joga e vai gerou um grande momento de reflexão sobre a cultura da escassez. De fato, sacrificamos as oportunidades e desperdiçamos as nossas forças em busca do sucesso. Dessa forma, parabenizo aos Branches Serra e Norte do PMIRS e a empresa Gestora por proporcionar esse momento de análise comportamental.”
Marcio Silva dos Santos
 
“Este workshop apontou comportamentos e situações que deveríamos pensar com mais frequência. Como quando somos questionados a encarar uma fraqueza, quase sempre associada a uma vulnerabilidade e não uma força, torna-se algo a superar. Falta coragem ou autoconhecimento? Nem sempre queremos ou aceitamos mudar nosso mindset. A conversa entre os participantes e as facilitadoras ajudou a reforçar o quanto precisamos acreditar na nossa capacidade de melhorar a cada dia.”
Camila Maurante
 
]]>
Desafios no Setor Público é tema do Projcast Tue, 06 Oct 2020 17:51:16 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/533/?desafios-no-setor-publico-e-tema-do-projcast.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/533/?desafios-no-setor-publico-e-tema-do-projcast.html O quinto episódio do podcast do PMIRS convida especialistas para debater Governança e Gestão de Projetos no setor.

São eles: Claudio Leite Gastal, Secretário de Governança e Gestão Estratégica do Governo do Rio Grande do Sul; Kellen Francisco, Líder PMO na implantação de SAP S/4HANA na EMBRAPA e Diretora Adjunta de Projetos Sociais no PMIDF; e Hiparcio Stoffel, Diretor Geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos do RS e Diretor de Projetos Sociais do PMIRS.

A partir do tema “Gestão de Projetos e governança no setor público, é possível? Quais são seus desafios?”, os participantes deste episódio debateram sobre os seguintes tópicos:  

Nosso sistema está preparado para tornar a administração pública tão eficiente quanto a administração privada?

As duas formas de se gerenciar são as mesmas? Existem requisitos conflitantes ou modelos diferentes?

Qual a preparação necessária para o gerente de projetos e gestor de governança lidarem com esse cenário?

Escute aqui!

]]>
Desafio #GPemForma acontece até dezembro Tue, 06 Oct 2020 17:34:23 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/532/?desafio-gpemforma-acontece-ate-dezembro.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/532/?desafio-gpemforma-acontece-ate-dezembro.html

O Desafio #GPemForma funciona como um plano de treinamento, no qual, todo o mês, é incluída uma nova atividade. O desafio consiste em realizar o treino proposto e registrar sua evolução no app Endomondo, disponível no App Store e no Google Play.

A participação permite disputar um ranking com os outros participantes, e ainda contribui para a melhor colocação do Capítulo.

A iniciativa foi lançada pelo PMI Goiás, no mês de agosto, e ganhou a parceria do PMIRS, PMIMG, PMIPR, PMIPE e PMISE.

Com a proposta de durar até o mês de dezembro, o Desafio #GPemForma foi criado com a intenção de motivar filiados a iniciar ou manter atividades físicas regulares durante o período de pandemia, a fim de melhorar sua qualidade de vida com a inclusão de atividades físicas e o acompanhamento profissional.

 Acesse a página do evento no aplicativo Endomondo, e comece a treinar!

]]>
Eleição para Diretoria Executiva chega a nova etapa Wed, 23 Sep 2020 17:03:23 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/530/?eleicao-para-diretoria-executiva-chega-a-nova-etapa.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/530/?eleicao-para-diretoria-executiva-chega-a-nova-etapa.html Nesta sexta-feira, 25 de setembro, encerra-se o prazo para a submissão de candidaturas para a Eleição da Diretoria Executiva do PMIRS – biênio 2021/2022.

Para participar, é necessário enviar documentos solicitados e formulário de candidatura individual devidamente preenchido para o e-mail eleicoes@pmirs.org.br.

Formulário, documentos e outras informações referentes a este processo eleitoral estão nesta página do nosso site.

E o Edital pode ser acessado aqui.

]]>
Como estruturar um projeto do zero Tue, 22 Sep 2020 15:37:18 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/527/?como-estruturar-um-projeto-do-zero.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/527/?como-estruturar-um-projeto-do-zero.html Durante um encontro online e descontraído, reunimos especialistas e curiosos para trocar experiências sobre “Como estruturar um projeto do zero”. A sala lotada contribuiu para que a diversidade do tema marcasse o encontro. Além de filiados e interessados, convidamos alguns líderes de capítulos do PMI no Brasil, como Nathália Tatagiba, atualmente Presidente do PMIDF, Anderson Matos, Diretor de Relações Institucionais do PMIPR, e Alex Rosa, vice-presidente de Filiação do PMIRS.

A próxima edição do “Papo de Projeto” está prevista para 29/10.  

]]>
Projcast debate metodologias Tue, 06 Oct 2020 15:15:25 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/531/?projcast-debate-metodologias.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/531/?projcast-debate-metodologias.html No quarto episódio do Projcast, o podcast do PMIRS, as diferenças e a aplicação de metodologias ágeis e tradicionais foram o foco do debate, para o qual convidamos:

Também discutimos como as empresas devem se preparar para navegar entre essas duas abordagens – ágil e tradicional, e quais são os pontos que devem ser levados em consideração no momento da escolha e implementação das ferramentas.

Nossas especialistas responderam se é preciso fazer a opção entre metodologias com uma inclinação mais preditiva e outras com uma pegada mais ágil, e opinaram sobre o que realmente importa no momento da escolha.

Não ficou de fora a forma como o PMI está posicionado dentro desse cenário, e o esclarecimento sobre o que significa a incorporação do toolkit Disciplined Agile para o portfólio do PMI.

Ficou curioso?

Acesse https://pmirs.org.br/projcast, tenha acesso a esse episódio, nas plataformas Spotify, Apple e Google podcast, e a outros episódios.

]]>
Liderança: que “bicho” é esse? Fri, 18 Sep 2020 18:40:47 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/524/?lideranca-que-bicho-e-esse.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/524/?lideranca-que-bicho-e-esse.html Liderança: que “bicho” é esse?


O que é liderança? Você já deve ter ouvido essa pergunta diversas vezes e, provavelmente, já a fez outras tantas, seja para outras pessoas ou para si mesmo. A resposta para ela não é simples. Uma busca no Google retorna mais de 30 milhões de referências para sites com essa palavra. Qualquer que seja a maneira como tentarmos explicar, jamais chegaremos a uma resposta completa, pois o coeficiente abstrato que o significado da palavra carrega é muito grande.

Algumas pessoas tentam explicar o que é liderança usando termos como: aptidão, espírito, autoridade, habilidade, dentre outros. O Project Management Institute® (PMI) trata o termo Liderança como um TALENTO. Ah, ok! Mas e o que é “talento”? Bom, aí passamos para algo um pouco mais tangível.

O talento é entendido como sendo uma capacidade ou aptidão para desempenhar uma determinada atividade. O PMI coloca liderança como um dos três componentes do triângulo de talentos de um gerente de projetos, junto com conhecimento técnico da disciplina GP e com a habilidade de estratégia e negociação.

Se formos buscar no guia de boas práticas de gerenciamento de projetos editado pelo PMI (o famoso PMBOK®) um texto que nos explique esse triângulo, veremos que a descrição do mesmo se encontra no primeiro capítulo, ou seja, é de suma importância entender isso logo que se começa a ler. Além disso, poderemos perceber que o texto sobre o Triângulo de Talentos obviamente é dividido em três partes, e que a maior delas discorre sobre liderança.

Em outras palavras, entender o que é liderança realmente não é simples. Mas não vamos fazer disso algo comparável à dificuldade de se entender a Teoria da Relatividade de Einstein, pois não é.

Liderança é como beleza: cada um a enxerga de uma forma. Mas existem alguns pontos que são consenso sobre liderança, assim como existem pessoas que são consideradas bonitas pela maioria dos “demais mortais”. Líderes são aquelas pessoas que possuem o talento da liderança, e muitos deles são assim reconhecidos por apresentarem justamente esses pontos de consenso.

Quais são, então, esses pontos? Podemos listar vários mas, como já foi dito, não serão unanimidade. Vamos tentar?

Liderança pode ser entendida como o talento de se comunicar bem, de forma clara e concisa, com fácil entendimento e com feedback positivo.

Também podemos dizer que liderança pode ser traduzida por carisma, pela habilidade em cativar as demais pessoas, pela facilidade em criar seguidores, influenciar pessoas, inspirar confiança, questionar o status quo, inovar, e tantas outras denominações.

Então, se fizermos uma pesquisa com dez pessoas, não será baixa a probabilidade de obtermos dez respostas diferentes, ou até mesmo a mesma. Por isso, para entendermos um pouco mais sobre liderança, sempre será preciso uma dose grande de sensibilidade e observação, capacidade de abstração e conhecimento sobre pessoas e seus comportamentos.

Uma grande oportunidade para entender mais sobre liderança, grandes líderes e como eles pensam é participar da Jornada do Conhecimento do PMI, evento virtual promovido pelos 16 capítulos do PMI no Brasil, onde teremos a oportunidade de ouvir e aprender com grandes líderes em vários segmentos, principalmente grandes líderes de projetos.

Ah, e vale destacar que o evento será dividido em três partes, conforme o Triângulo de Talentos do PMI e, claro, a primeira parte será dedicada à?? LIDERANÇA!

Bora lá entender mais o que é liderança e como ser um bom líder?

Artigo por: Ernani Bonat

]]>
Desafios e tendências no gerenciamento de projetos complexos é tema de evento Wed, 16 Sep 2020 18:30:52 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/523/?desafios-e-tendencias-no-gerenciamento-de-projetos-complexos-e-tema-de-evento.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/523/?desafios-e-tendencias-no-gerenciamento-de-projetos-complexos-e-tema-de-evento.html Conhecer, a partir de um caso real, uma abordagem para negociação em projetos complexos com diversas partes envolvidas será um dos atrativos para quem participar, na manhã de 26 de setembro, sábado, às 10h, do evento “Desafios em Gerenciamento de Projetos Complexos”.

A ocasião também será uma oportunidade para conhecer mais sobre o PMI e o PMIRS, através de uma apresentação do presidente do Capítulo, Fernando Bartelle.

Com duração de uma hora, o encontro, online e gratuito, está sendo organizado pelo grupo de voluntários do PMIRS no Vale do Taquari, e tem o apoio da Univates.

Para saber mais sobre a programação e garantir uma vaga, acesse aqui!

Acumulando mais de 17 anos de experiência na área de energia, o gerente de projetos Daniel W. Pinheiro vai compartilhar uma situação de negociação relacionada ao projeto da construção da usina UHE Chaglla, em 2014, em Lima, com uma produção responsável por abastecer 3% da necessidade de energia elétrica do Peru. 

A empresa em que trabalhava na época era fornecedora de dois transformadores de potência para a usina. E o problema encontrado foi a dificuldade ao fazer o transporte dos dois equipamentos, cada um com mais de 5 metros de altura e 130 toneladas. Aparentemente as rodovias peruanas não davam condições – devido aos danos causados por fortes chuvas - de fazer o transporte terrestre do porto da capital até a obra. 

E a complexidade do projeto só começava por aí, ressalta Daniel.

“Para encontrar uma alternativa para finalizar o projeto – que tinha como escopo projetar, fabricar e entregar esses dois transformadores –  foi preciso negociar com partes interessadas de diferentes nacionalidades, em locais distintos do mundo e foi necessário aplicar várias técnicas de negociação para poder viabilizar a execução e a entrega do projeto.”

Quer saber mais e aprender com esse projeto, ou conhecer um pouco mais sobre o PMI e o PMIRS?

Garanta sua vaga, e inscreva-se aqui!

]]>
Por que se Filiar? Fri, 11 Sep 2020 15:32:37 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/522/?por-que-se-filiar.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/522/?por-que-se-filiar.html O que motiva a filiação ao PMI?

A gestão de projetos é uma dessas disciplinas do conhecimento capaz de promover o encontro de pessoas oriundas de diferentes segmentos de negócio em torno de um mesmo tema.

Em cursos, encontros ou congressos, presencial ou remotamente, esses grupos são formados por profissionais que atuam no mercado de Tecnologia da Informação, financeiro, na saúde, engenharia, exército, na academia, no esporte, nas indústrias automobilística e, até mesmo, aeroespacial - apenas para citar algumas entre tantas outras.

Mas o que tantos profissionais buscam ao se envolver com os conhecimentos e processos da Gestão de Projetos? O que os mobiliza nessa busca?

Ampliar o repertório de ferramentas e conteúdo através do PMBOK®, networking, refletir e ajustar o seu mindset, desenvolver softskills, integrar o voluntariado, incorporar práticas ágeis, acessar fontes de informação ou bibliografia de ponta?

Seja qual for a jornada de desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, dos 5 aos 75 anos, o engajamento ao Project Management Institute (PMI), através dos seus capítulos locais, torna possível encontrar essas e outras tantas oportunidades.

Os benefícios são ainda mais potencializados quando da filiação ao PMI Global (comunidade internacional) e ao Capítulo Rio Grande do Sul (formado por profissionais da comunidade local de gerenciamento de projetos).

Eles estão relacionados nesta página do site do PMIRS, sendo de grande proveito, qualquer que seja o setor ou indústria onde o futuro filiado esteja inserido.

A lista é extensa, e uma análise criteriosa identificará rapidamente todo o valor que o PMI agrega àqueles que, apesar de atuarem nos mais diversos setores ou indústrias da moderna economia de projetos, mantêm contato com os temas descritos acima, sempre na busca do aperfeiçoamento contínuo e da implementação das melhores práticas já consagradas.

Artigo - Carlos Rubinstein

]]>
Workshop vai falar sobre gerenciamento de riscos e agilidade Wed, 09 Sep 2020 16:24:38 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/520/?workshop-vai-falar-sobre-gerenciamento-de-riscos-e-agilidade.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/520/?workshop-vai-falar-sobre-gerenciamento-de-riscos-e-agilidade.html O que você acha de desenvolver um pensamento ágil na forma como gerencia os riscos de um projeto ou do seu negócio? Este workshop vai usar metodologia de game e pensar um assunto bastante atual para ensinar sobre isso.

O objetivo do jogo é o resgate do turismo e negócios em grades cidades do mundo, as quais tiveram suas economias devastadas devido à pandemia da COVID-19.  Para que esses grandes locais turísticos e de negócio possam se reerguer, é necessário reconstruir importantes edifícios. E os participantes foram contratados para essa reconstrução e, a cada edifício entregue, é gerado valor para o turismo ou os negócios daquela cidade, fazendo sua economia girar.

Com isso, será possível aprender:

  • Em uma abordagem ágil, um dos princípios mais importantes, que é a entrega contínua, adiantada e frequente de valor para o negócio;
  • Dessa maneira, o quanto antes as estruturas forem entregues, mais valor será gerado;
  • A cada entrega, os grupos são “remunerados” utilizando a moeda fictícia do jogo;
  • A remuneração recebida é proporcional ao valor de negócio estipulado para entrega e também multiplicada por um fator de ajuste, cujo valor vai reduzindo com o passar do tempo;
  • Logo, o quanto antes se entrega, maior é a “remuneração” que se recebe.

E é justamente nesse ponto que entra a lição principal do workshop: a mentalidade (acima de qualquer ferramenta) ágil de gerenciamento de riscos.

A prática vai tornar evidente aos participantes que os riscos negativos são fatores que diminuem, minimizam ou eliminam a capacidade de geração de valor, levando-os à conclusão de que o quanto antes os riscos são tratados, maiores as chances de se entregar valor de forma adiantada, contínua e frequente.

O facilitador será o Thiago Torres. A carga horária será de 12 horas – divididas em 3 sessões de 4 horas, nos dias: 07, 08 e 09 de dezembro.

Saiba mais e garanta já a sua vaga no site!

]]>