RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Sun, 15 Dec 2019 05:30:02 -0300 Sun, 15 Dec 2019 05:30:02 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://mail.pmirs.org.br/rss Gerentes de Projeto do Futuro forma turma Mon, 09 Dec 2019 15:18:36 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/475/?gerentes-de-projeto-do-futuro-forma-turma.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/475/?gerentes-de-projeto-do-futuro-forma-turma.html No último sábado, 07/12, o PMIRS formou uma turma de Gerentes de Projeto do Futuro. Literalmente! Foi quando aconteceu a formatura dos 12 participantes do projeto Gerentes de Projeto do Futuro.

Através de seis encontros, a iniciativa aconteceu por meio da Diretoria de Projetos Sociais em parceria com a instituição WimBelemDon (marcar no post e colocar hiperlink no site), e buscou capacitar jovens em fundamentos de gestão de projetos, mentoring e atividades práticas.

O principal objetivo deste projeto, que recebeu o segundo lugar no prêmio Projeto do Ano do PMIRS, é trabalhar as competências essenciais para o futuro. Através de dinâmicas, em formato de gamificação, foram realizados testes de perfil individuais, criação de personas, além de identificar habilidades e software skills.

]]>
PMIRS realiza Natal Solidário Thu, 05 Dec 2019 11:23:01 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/472/?pmirs-realiza-natal-solidario.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/472/?pmirs-realiza-natal-solidario.html Natal Solidário do PMIRS foi criado com o intuito de promover, para ONGs e públicos em geral, palestras sobre Gerenciamento de Projetos. E tem algo muito especial: a entrega de 1kg de alimento não-perecível para participar. As doações serão destinadas para o Cantinho da Vó Georgina, creche e centro comunitário, localizado no Bairro Glória em Porto Alegre,

O evento acontecerá na noite de 16/12 e será formado pela realização de três palestras, que acontecem entre 19h30 e 22h30, no Espaço Coworking do Global TecnoPuc, Prédio 97B da PUCRS, em Porto Alegre.

As vagas são limitadas, por isso, é necessário se inscrever pelo site.

Farão parte da programação os seguintes conteúdos:

“Empreendedorismo social: os aprendizados de um projeto sem dinheiro”, com Bruna Lost Camacho, Engenheira atuante em projetos de pesquisa e desenvolvimento para a indústria e Empreendedora social para o acesso democrático à educação.

“Esporte: Um projeto para a vida toda! Liderança no esporte e na vida!”, com Luiz Bayard Martins dos Santos, Diretor Técnico da Federação Gaúcha de Judô e responsável pelo Projeto Social da Associação Fênix de Judô.

“Alteridade estratégica: inovação a partir do olhar inclusivo”, com Filipe Roloff, que trabalha há 7 anos da SAP com Gestão de Sucesso de Clientes. Foi eleito duas vezes um dos 50 líderes globais LGBT do futuro pelo Financial Times, Outstanding List, 2017 e 2018 e ganhador do Brazil Excellence Award, 2018, da maior ONG de diversidade do mundo, Out & Equal Advocates.]]>
PMDay será sobre Projetos no Setor Público Wed, 04 Dec 2019 16:19:31 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/471/?pmday-sera-sobre-projetos-no-setor-publico.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/471/?pmday-sera-sobre-projetos-no-setor-publico.html PMDay Setor Público, um evento temático voltado ao compartilhamento e ao debate de boas práticas de gerenciamento de projetos e cases no setor público. Esta edição acontecerá na quarta-feira, 11/12, das 13h30 às 18h, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público Estadual, Rua Aureliano Pinto de Figueiredo, 80, 3º andar, em Porto Alegre.

A programação de palestras é formada por exemplos que mostram a diversidade da aplicação da gestão de projetos no setor. Haverá a apresentação de um case de sucesso no setor de saúde da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre, a Procempa. Uma palestra sobre o gerenciamento de projetos no Exército Brasileiro, e outra da Prefeita da cidade de Pelotas, Paula Mascarenhas. Além de uma apresentação sobre o Tranforma RS, uma iniciativa recente de diversas organizações da sociedade civil gaúcha.

Saiba detalhes sobre a programação e se inscreva pelo site.

O evento é gratuito!]]>
PMIRS premia seus Destaques em 2019 Tue, 03 Dec 2019 14:01:47 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/470/?pmirs-premia-seus-destaques-em-2019.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/470/?pmirs-premia-seus-destaques-em-2019.html
Além disso, são escolhidos três projetos que ganham a estatueta de “Projeto do Ano”. Em 2019, a categoria teve uma novidade: a premiação foi à votação aberta de todos os filiados. Os votos representaram um dos pesos para a escolha.
E neste ano, outras categorias de premiação foram incluídas, entre elas o Líder Destaque.

Confira a lista dos Destaques de 2019 e acompanhe, ao longo das próximas semanas, detalhes sobre os eleitos como Projetos do Ano.

Os voluntários destaques são:
Vice-Presidência de Relações Institucionais e Marketing: Antônio Carlos Goldoni Pasa
Vice-Presidência de Filiação: Kátia Argemi
Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional: Tiago Hermann
Vice-Presidência de Governança e Finanças: Leonardo Stumpf
Vice-Presidência de Expansão e Branches – Branch Serra: Rodrigo Boeira
Vice-Presidência de Expansão e Branches – Branch Norte: Luciana Rocha
Vice-Presidência de Expansão e Branches – Branch Sul: Priscila Nesello
Vice-Presidência de Voluntariado: Gislaine Fortes

Voluntário Algo+: Tiago Hermann

Instrutor Destaque: Deborah Selistre Osório

Líder Destaque: Mariela Aranda, Cíntia Totti e Michelle Fonseca

Vice-Presidente Destaque: Alex Rosa
Conselheiro Destaque: André Voltolini

Troféu Algo+: Grazieli Binkowski (Assessora de Comunicação do Capítulo)

E os Projetos do Ano foram:
Em 1º lugar: Universidade PM, da Vice-Presidência de Filiação.
Em 2º lugar: Gerentes de Projeto do Futuro, da Vice-Presidência de Voluntariado.
Em 3º lugar: Ciclo PDCA Melhoria Contínua do Branch Serra Gaúcha, da Vice-Presidência de Expansão e Branches.]]>
PMIRS realizou mais um Encontro de Branches Mon, 02 Dec 2019 14:48:15 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/469/?pmirs-realizou-mais-um-encontro-de-branches.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/469/?pmirs-realizou-mais-um-encontro-de-branches.html Habilidades humanas no gerenciamento de projetos é tema de palestra Fri, 29 Nov 2019 13:05:08 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/468/?habilidades-humanas-no-gerenciamento-de-projetos-e-tema-de-palestra.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/468/?habilidades-humanas-no-gerenciamento-de-projetos-e-tema-de-palestra.html Criatividade, pensamento crítico e capacidade de negociação são habilidades cada vez mais importantes para quem atua em gerenciamento de projetos. Esse foi o tema da palestra Soft Skills: Você Ainda Vai Precisar Disso, na tarde desta quinta-feira (28), durante a 11ª edição do projeto Ampliando Horizontes.

Marco Antônio Kappel Ribeiro, que conduziu o encontro, é vice-presidente de Marketing e Relações Institucionais do capítulo gaúcho do Project Management Institute (PMIRS) e professor da disciplina de Soft Skills no curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Kappel abordou alguns dos impactos da transformação digital na atualidade. “A tecnologia hoje está mais avançada do que o ser humano consegue se adaptar”, resumiu.

A uma plateia de servidores do Estado, Kappel apresentou dados de diversos estudos e relatórios que abordam a importância das habilidades comportamentais, sociais e emocionais no universo do trabalho de maneira geral.

O Ampliando Horizontes é um projeto liderado pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), que promove atividades mensais em temas variados.

ENTREVISTA

Qual é a importância das habilidades humanas para a disciplina de gerenciamento de projetos?

Kappel – No gerenciamento de projetos, sempre fomos muito acostumados a ter conhecimento, destreza, expertise em aspectos muito técnicos: plano de riscos, orçamento, cronograma etc. Mas o fator humano é muito pesado para qualquer pessoa que trabalhe com projetos. Soft skills como comunicação, liderança, flexibilidade e adaptabilidade passam a ser diferenciais importantes não só para nos mantermos dentro de uma organização, mas para obter resultados.

Na palestra, falaste sobre o cenário atual de profunda transformação digital. O que isso traz de importância para as soft skills?

Kappel – Hoje a maior parte das atividades manuais ou que não requerem uso de percepções, cognição e raciocínio estão sendo cada vez mais assumidas pela máquina. Com isso, as pessoas têm um tempo muito maior para se dedicar a essas questões comportamentais, que sempre soubemos que eram importantes, mas que agora são cada vez mais. Temos que tirar proveito da tecnologia, usando o tempo para desenvolver o que é mais humano.

Quais são as três principais habilidades humanas na tua opinião?

Kappel – A humildade para saber que a gente tem que conhecer novas coisas constantemente, ou seja, aprender a aprender; a destreza organizacional; e o conforto com a ambiguidade, que é a flexibilidade de assumir novos papéis, de saber que, com esforço, a gente consegue mudar de ação. E a habilidade de comunicação permeia tudo isso. Comunicação é um dos maiores desafios hoje em dia.

]]>
PMIRS dá início a mais uma iniciativa voltada ao Setor Público Mon, 18 Nov 2019 15:13:04 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/467/?pmirs-da-inicio-a-mais-uma-iniciativa-voltada-ao-setor-publico.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/467/?pmirs-da-inicio-a-mais-uma-iniciativa-voltada-ao-setor-publico.html Gestão de Projetos para o Setor Público, promovida pelo Governo do Estado em parceria com o PMIRS. Com o objetivo de melhorar os resultados dos projetos prioritários do governo, a capacitação tem como público-alvo os gerentes das 95 iniciativas que compõem o Planejamento Estratégico 2019-2022.

No primeiro módulo, o presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, e o assessor de gestão e inovação do EDP Alex Rosa, que também é VP de Filiação do PMIRS, apresentaram o contexto e os conceitos envolvidos na primeira etapa do ciclo de vida do projeto, a iniciação. Ao longo dos próximos encontros, que seguem até 13 de dezembro, serão abordadas as fases seguintes: planejamento, execução e encerramento, além dos processos contínuos de monitoramento e controle.

No total, a capacitação somará 40 horas, em formato presencial, ministradas na sala da Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo. 

Saiba mais]]>
Ação Social 2019 capacitou ONGs pelo segundo ano Tue, 29 Oct 2019 16:10:35 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/466/?acao-social-2019-capacitou-ongs-pelo-segundo-ano.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/466/?acao-social-2019-capacitou-ongs-pelo-segundo-ano.html Organizações não-governamentais (ONGs) com propósitos e trajetórias tão diversos quanto o Instituto dos Pobres Servos da Divina Providência – Calábria, o Instituto Social Pertence, a SERVI – Servindo para Reestruturação da Vida, e a Associação Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul foram convidadas a participar da segunda edição da Ação Social.

A iniciativa é um dos projetos da Diretoria de Projetos Sociais, e tem o objetivo de compartilhar boas práticas de gerenciamento de projetos com ONGs, orientar seus integrantes a resolver um problema a partir dos ensinamentos obtidos durante um workshop.

A SERVI, por exemplo, buscava melhorias na gestão de voluntários. Representantes da Orquestra Jovem destacaram a integração promovida pelo evento.

A segunda edição da Ação Social aconteceu na manhã de 24 de setembro de 2019 como uma atividade integrada à 15ª edição do Congresso de Gestão, Projetos e Liderança realizado pelo PMIRS em Porto Alegre.

A Ação Social 2019 teve o patrocínio da SUPRIA.

Saiba mais sobre esta e outras iniciativa da Diretoria de Projetos Sociais do PMIRS no site www.pmirs.org.br/projetossociais .]]>
Mudanças do PMI foram abordadas durante o Almoce Tue, 29 Oct 2019 15:16:11 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/465/?mudancas-do-pmi-foram-abordadas-durante-o-almoce.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/465/?mudancas-do-pmi-foram-abordadas-durante-o-almoce.html O terceiro Almoce com o PMI de 2019, realizado em Porto Alegre, aconteceu no dia 23 de outubro, no Restaurante Panorama Gastronômico, na PUCRS.

O tradicional momento de encontro de filiados na hora do almoço, uma das iniciativas mais antigas e queridas do PMIRS, inovou ao incluir duas palestras, além da apresentação de membros da diretoria que, entre outras informações, atualizaram os presentes sobre a agenda de eventos e novidades do Capítulo.

Uma das palestras foi apresentada por um dos fundadores do PMIRS e primeiro presidente, Mauro Sotille, sobre as mudanças que o PMI vai realizar no exame para a obtenção de certificação. Diretor da PM Tech Consultoria, que é um Registered Education Provider (R.E.P) do PMI, Sotille compartilhou quais serão as principais alterações que terá o exame a partir do segundo semestre de 2020.     

Outro momento diferenciado foi a fala do Presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, trazendo mais detalhes sobre a forma como o PMI passou a se posicionar desde a alteração na marca, anunciada no início de outubro. O PMIRS fez parte de um grupo de capítulos no mundo todo que realizou tal movimento localmente. No Brasil, foi o único capítulo.

Leia mais sobre a palestra de Bartelle aqui.

]]>
O que está por trás do novo posicionamento do PMI Tue, 29 Oct 2019 15:08:22 -0300 https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/464/?o-que-esta-por-tras-do-novo-posicionamento-do-pmi.html https://mail.pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/464/?o-que-esta-por-tras-do-novo-posicionamento-do-pmi.html A necessidade de uma nova linguagem para expressar complexo onde atuamos, exigiu disrupção até mesmo na criação de uma nova logomarca.

Um conjunto de símbolos foi idealizado para expressar as qualidades desejadas na Economia de Projetos, e a logomarca da Instituição incorporou duas dessas qualidades: colaboração e determinação.

O uso de símbolos e a inclusão de mais cores em seu logotipo demostra que a instituição está ocupada em pensar o presente e se preparar para o futuro. E em colocar o gerenciamento de projetos na mesma linha.

Durante uma apresentação no Almoce com o PMI, realizado em Porto Alegre no último dia 24, o presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, trouxe mais detalhes sobre tal momento.

O ponto de partida é a revolução na forma como nos relacionamos e trabalhamos em um mundo em que as pessoas têm habilidades para entregar valor em qualquer projeto em que estejam envolvidas, e onde as organizações entregam valor não só através do sucesso nos projetos, mas também na entrega de produtos sempre alinhados com a cadeia de valor.

E para falar sobre tudo isso, o PMI está usando a expressão “Economia de Projetos”. Diante dessa realidade, o papel da instituição é abastecer esse ecossistema, fortalecendo a sociedade ao capacitar organizações e empoderar indivíduos para transformar ideias em realidade.

Para fazer frente a isso, o PMI redefiniu sua personalidade enquanto marca e construiu uma história. A organização se vê através de um grupo de características: é destemida, pois entende a necessidade das mudanças, é brilhante, pois reúne pessoas capazes de co-criar conhecimento, e é estimulante, na medida que busca entender as necessidades de seu ecossistema e facilitar o seu atendimento.

A história construída pela marca nos conta que começamos a liderar para o futuro, ativados pela comunidade, nos abastecendo da paixão dos profissionais e voluntários, e concretizamos nossa missão nas entregas realizadas

Veja mais na apresentação disponível para download.  

Leia do que já publicamos sobre o tema:

15/10 – A virada da marca

04/10 – A mudança

23/09 – A Economia de Projetos]]>